Desenvolvimento afetivo, família e aprendizagem
Este curso inclui
- Carga Horária: 40 horas
- Acesso ao curso por 6 meses
- Modalidade: Online
- Material PDF
- Certificado de conclusão de curso
De R$ 672,00 por
R$ 320,00
Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias
Sobre o curso
Este curso é parte integrante do programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia na prática clínica e institucional, mas agora você tem a oportunidade de explorá-lo de maneira independente como um curso livre.
O curso irá focar no desenvolvimento humano, especialmente nos aspectos afetivos e nas modalidades de aprendizado que permitem uma organização adequada do psiquismo em resposta às demandas sociais e escolares. A abordagem teórica se baseia em perspectivas psicossocial e psicanalítica para entender estados emocionais e relacionamentos, correlacionando-os a fenômenos psicopatológicos que afetam o desenvolvimento cognitivo. Exploraremos várias concepções, incluindo contextos familiares e culturais do século XXI, organização e dinâmica das relações familiares, comunicação familiar, estilos familiares, diversidades familiares e questões relacionadas ao sofrimento nas relações familiares, especialmente em crianças e adolescentes que apresentam sintomas. Também serão discutidas as principais disfunções familiares.
Conteúdo do curso
Esta aula tem como objetivo aprofundar a compreensão do conceito de afeto e explorar sua relevância na formação do sujeito e nas relações sociais. O afeto desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e na construção de vínculos interpessoais significativos. Iremos explorar o conceito de afeto, compreendendo sua definição e os diferentes aspectos envolvidos. Serão abordados temas como emoções, sentimentos e estados afetivos, assim como as influências biológicas, cognitivas e sociais na experiência afetiva.
Esta aula tem como objetivo explorar o desenvolvimento afetivo, abordando a definição do processo pelo qual as emoções são adquiridas, expressadas e reguladas. Serão discutidas as influências no desenvolvimento afetivo, incluindo interações sociais, experiências familiares e contextos educacionais. Será enfatizada a importância do desenvolvimento afetivo saudável para o bem‑estar emocional, relacionamentos interpessoais positivos e resiliência diante dos desafios. Além disso, serão apresentados os principais aspectos do desenvolvimento afetivo, incluindo o reconhecimento e expressão de emoções, o estabelecimento de vínculos emocionais e a compreensão de si mesmo e dos outros.
Esta aula tem como objetivo explorar sobre o conceito de família na sociedade e como ela se estabeleceu, trazendo aspectos sociais e culturais que levaram à família tal como concebemos atualmente. Serão discutidas as influências da propriedade privada como um fato na constituição da família, além das relações monogâmicas como forma de controle social: discutir sobre a família brasileira nesse contexto.
Nesta aula serão apresentados os seguintes estilos familiares: Estilo autoritário; Estilo permissivo; Estilo negligente; Estilo democrático ou autoritário. Serão discutidos os estilos parentais e a Teoria do Apego do autor John Bowlby, bem como a relação entre os estilos familiares e os tipos de apego (seguro, evitativo, ansioso) e a importância da segurança do apego no desenvolvimento socioemocional e, ainda, levantadas questões relacionadas aos estilos parentais e a psicanálise além de se refletir sobre os estilos familiares: Impacto dos estilos familiares na educação, no desenvolvimento infantil e nas relações interpessoais.
Nesta aula, iremos discutir sobre a relação inicial, ainda quando bebê, com o cuidador (mãe‑bebê), na constituição do vínculo afetivo e a relação com o ambiente. Também, serão apresentados alguns exemplos dessa relação, bem como o impacto que esta pode ter no desenvolvimento do sujeito ao longo da vida; a ausência ou o excesso desse cuidado pode vir a intervir no processo relacional e afetivo, e assim, contribuindo e/ou dificultando o processo de aprendizagem.
Nesta aula, teremos a definição de diversidades familiares e o reconhecimento da variedade de estruturas familiares existentes na sociedade contemporânea. Apresentaremos as Famílias Monoparentais: características e desafios das famílias com apenas um genitor; Famílias Recompostas: características e dinâmica das famílias formadas por pais e filhos de uniões anteriores; Famílias Homoafetivas: características e desafios das famílias formadas por casais do mesmo sexo; Famílias Adotivas: características e processos envolvidos na adoção, vínculos afetivos e desafios da construção da família adotiva; Famílias Plurais: famílias formadas por arranjos não convencionais, como famílias extensas, famílias de acolhimento, entre outras. Iremos compreender a abordagem da diversidade como enriquecimento e potencialidade.
Nesta aula, iremos abordar a questão do brincar da criança bem como sua relação com a aprendizagem, além de discutir o lugar do lúdico e da brincadeira no contexto atual da família. Iremos refletir sobre a desvalorização da brincadeira na família e, como isso, poder afetar o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo do sujeito.
Esta aula irá discutir sobre um tema atual que é ‘o uso da tecnologia’ e como ela, por vezes, fica no lugar de “outro” na relação, dificultando a relação interpessoal e a interação com o mundo. Também, nesta aula, iremos pensar sobre o risco de intoxicação eletrônica, quando as telas passam a fazer parte integral da criança pré‑escolar e como isso acarreta riscos importantes no seu desenvolvimento.
Nesta aula, iremos discutir, de maneira introdutória, sobre: Comunicação disfuncional e o impacto da comunicação não saudável nos relacionamentos familiares; Violência doméstica; Abuso de substâncias; Relação de dependência emocional e desequilíbrio na dinâmica familiar; Negligência emocional.
Esta aula irá abordar a importância do ambiente e das relações parentais na formação da subjetividade e o impacto da falta de continuidade e falhas ambientais. Descreverá de maneira introdutória os transtornos emocionais e comportamentais comuns na infância e adolescência como Transtornos de ansiedade e depressão, além de aspectos que são importantes na questão do sintoma na criança e adolescente.
Esta aula irá tratar de reflexões e conceitos em relação a socialização primária e secundária e como essas relações afetam o desenvolvimento cognitivo da criança, além de tentar compreender como a relação entre família‑escola pode intervir na relação do sujeito com o ambiente escolar e consequentemente com a aprendizagem.
Nesta aula, iremos abordar a aprendizagem no contexto familiar e a como isso se dá em nossa sociedade atual, além de pensar sobre questões que interferem nesse processo. Iremos refletir sobre o que é aprender na família e sobre como esse conceito pode afetar a forma de aprender em outros ambientes.
De R$ 672,00 por
R$ 320,00
Este curso inclui:
- Carga Horária: 40 horas
- Acesso ao curso por 6 meses
- Modalidade: Online
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